domingo, 9 de novembro de 2008

Sobre Nelson Rodrigues


“Quem tem medo de Nelson Rodrigues? Teatrólogo de início saudado como genial e logo contestado, repórter apaixonado por futebol, feroz polemista [...], Nelson Rodrigues é uma esfinge a ser decifrada pelos que queiram entender a cena cultural brasileira de boa parte do século 20.” (Marcos Alvito)

Visto como um devasso por muitos e intitulado “anjo pornográfico” por ele mesmo, Nelson Rodrigues (1912-1980) é considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros. Nascido na cidade do Recife (PE), o quinto filho dos catorze do casal Maria Esther Falcão e Mário Rodrigues, jornalista e ex-deputado federal, mudou-se com a família, para o Rio de Janeiro, quando seu pai passou a ser perseguido politicamente. Aos treze anos, iniciou a sua carreira jornalística como repórter na seção policial do jornal A manhã, fundado pelo seu pai na década de 20.

Escritor e jornalista, Nelson Rodrigues escreveu sua primeira peça, A mulher sem pecado, em 1941. Mas foi com Vestido de noiva, sua segunda peça, em 1943, que o dramaturgo entrou para história do teatro brasileiro, ao substituir o surrado cenário das comédias de costumes pelo espaço amplo dos planos da realidade, da memória e da alucinação. A encenação, assinada pelo polonês Ziembinski no mesmo ano, é considerada por alguns estudiosos como o marco do teatro moderno no Brasil.

A obra de Nelson Rodrigues inclui 17 textos teatrais, além de contos, romances, críticas e crônicas; entre estas as que integram o conjunto intitulado “A vida como ela é...”, fonte de inspiração do espetáculo Atire a primeira pedra. Com linguagem simples e direta, seus textos tratam a obsessividade e o materialismo das personagens com profunda ironia, ao focar o cotidiano trágico e grotesco dos subúrbios e das classes médias brasileiras.

Nenhum comentário: