quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Asma *


(Num Cinema)

MALVINA- Tu acreditas em Deus?
SIMÃO- Depende.
MALVINA- Como depende?
SIMÃO- Acredito, quando estou com asma.
MALVINA- (espantada) Simão!
SIMÃO- Com asma, eu acredito, até, em Papai Noel!
MALVINA- (escandalizada) É pecado! Deus castiga, Simão! Deus castiga!(levanta-se)
SIMÃO- (sôfrego, indo atrás dela) Perdoa, meu anjo! Perdoa!
MALVINA- Você é mau, Simão!
SIMÃO- Escuta, coração...
MALVINA- Como pode?!
SIMÃO- (detendo-a) Toda a minha fé é de fundo asmático. Quando a asma me ataca, enlouqueço! (Pausa. Baixo) Quando eu me casar, hei de ser fiel. Mas podes ficar certa: como tudo o mais, a minha fidelidade vai ser de fundo asmático.
MALVINA- (agarrando-se a ele) Tu não me trairás nunca?
SIMÃO- (sorrindo) Com a minha asma? Eu não agüento com uma, quanto mais com duas mulheres!
MALVINA- Topo fome, pancada, tudo, menos traição. Traição, nunca!
SIMÃO- (agarra Malvina e a beija com furor) O asmático é o único que não trai!(tem um ataque de asma)

(Casa do casal)

MALVINA- Sabem o que foi que eu descobri?
AMIGA 1- Fala.
MALVINA- Marido asmático é um altíssimo negócio!
AMIGA 3- Como assim?
MALVINA- Pelo menos ele não anda em farras. (triunfante) Nunca serei traída!
(Palmas e risos entusiasmados)
AMIGA 4- Você ganhou na loteria!
AMIGA 5- Esse seu marido é uma benção!
AMIGA 1- Parabéns! Aproveita, aproveita!
AMIGA 2- (repressora) O homem fiel nasceu morto! Sossega a periquita!
MALVINA- Mas vejas tu!
TODAS (para Amiga 2) - Mas vejas tu!
MALVINA- Por que é que eu terminei com o Quincas? Ele tinha uma saúde formidável e o que me adiantou?
TODAS (para Amiga 2) - Mas vejas tu!
MALVINA- Me traia com todo o mundo! Não respeitava minhas irmãs. Nem as minhas amigas!
TODAS (excitadíssimas, para Malvina)- Mas vejas tu!
AMIGA 1- (possessa) Mas o Quincas, o antecessor de Simão, tem uns músculos...!
AMIGA 3- (voluptuosa) De impressionante perfil, moreno...!
AMIGA 4- (interrompendo, com urtiga no sangue) Como um hawaiano de Hollywood!
AMIGA 5- (libidinosa) E aquela boca!!
MALVINA- (incisiva) Rompi com ele por causa das suas infidelidades deslavadas!

(Saem as amigas)

SIMÃO- (nu da cintura pra cima) Amor, você a viu a minha camisa?
MALVINA- (avançando pra ele, querendo beijá-lo) Pra quê camisa?
SIMÃO- (gaguejando, recuando) Para me proteger... essa corrente de ar... vai me matar...(correndo dela) Calma no Brasil...sossega a periquita...

(Malvina o agarra e ele tem um novo ataque de asma, mas, automaticamente, mune-se da sua bombinha e controla a asma)

MALVINA- (sem entender) Ué?! Por que está me evitando desse jeito?
SIMÃO- Bem, é o seguinte: fui ao médico hoje à tarde. E ele disse que eu não devia me emocionar.
MALVINA- Não entendo...
SIMÃO- O beijo atrai a asma! Não exageremos, meu anjo.
MALVINA- (doce) Mas, nem um beijinho tu podes me dar...
SIMÃO- (desvencilhando-se) O médico...
MALVINA- (interrompendo) Vai em outro médico... me beija!
(Ela, mais uma vez, tenta beijá-lo e a asma o domina. Ele, instintivamente, afasta Malvina)
SIMÃO- (brusco) Por favor, Malvina! Você só pensa em sexo!
AMIGA 2- E era sempre assim. Aquela situação já se repetia com freqüência. Não podia dar-lhe um beijinho que o marido só faltava por os pulmões pela boca. Casaram-se. A lua-de-mel foi uma tragédia em 28 atos. Mal ela tentou beijá-lo e ele manifestou-se com um palmo de língua pra fora na sua maldita e insistente asma. Ela ficou embasbacada. Foi de arder!

(Casa da mãe)

MALVINA- Mamãe, eu sou a esposa que não foi beijada!
MÃE- (tricotando) É a assim mesmo, minha filha, depois piora. A tendência é piorar.
MALVINA- (desesperada) Ele não me ama. Eu sempre quis ter um marido que eu amasse. Que eu pudesse beijar na boca...
MÃE- Pra quê amor no casamento? O amor é o pior remédio para um casal, minha filha. Aliás, amor e casamento são coisas completamente diferentes. Não combinam.
MALVINA-(em seu desespero) E agora ele resolveu abolir o beijo! Eu quero morrer!
MÃE- Caso sério! Caso sério!
AMIGA 3- Asfixiada com aquela situação ela enche os pulmões de coragem e liga para o seu antigo namorado: O Quincas.
MALVINA- (no telefone) Escuta, você pode ser cínico, sujo, canalha, imoral, mas sabe amar.


(Num apartamento assim, assim, Malvina despeja-se nos braços de Quincas e o beija com muita sede)

Por Fernando Santana
*Adaptado do conto "Homem Fiel" da obra "A vida como ela é" de Nelson Rodrigues. Este conto não foi incluído no texto final de "Atire a primeira pedra".

Nenhum comentário: